29.12.09

Google pago?

O google pode se tornar pago.

Essa frase lembra aqueles emails de spam, que pediam pra reenviar pra 1001 contatos em uma espécie de manifesto virtual, porém dessa vez, é (em parte) verdadeira.

Depois de anos com pressão internacional, e nacional, a Google decidiu que irá cobrar pelo acesso à alguns sites de notícias. Porque? Simplesmente porque estes, pertencentes a grandes veículos da mídia tradicional (leia-se papel) não se adequaram à web 2.0. Não foram capazes de, ao se submeter a uma cultura colaborativa (onde a informação é de todos, não tendo um único dono), não conseguiram reorganizar seus meios de produzir lucro.

Tentaram, por anos, erroneamente, aplicar um método de negócios que, na web, perdeu seu sentido. E sabiam disso.

Todos coglomerados de comunicações sabem o que é a Web 2.0, porém, ainda insistem em cobrar pelo acesso à informação. E vão sucumbir.

Apenas aquelas empresas que realmente se subordinarem a uma nova forma de pensamento, e conseguirem de fato apresentar um modelo lucrativo dentro de um meio colaborativo conseguirão sobreviver.

Cobrar por aprofundamento ou por algumas notícias específicas, como faz o Wall Street Journal, é apenas uma medida paliativa – um bolsa família para as mega-empresas em crise. Cobrar a partir de um certo numero de acessos (5, como propõe o Google, ou 10, como o Financial Times já pratica) é insustentável – já que, ter menos leitores, significa menos anunciantes.

A publicidade tem sido o caminho encontrado para tirar os coglomerados da comunicação do vermelho, mas será que ela realmente é o único meio? Ou pelo menos o mais viável?

Padecemos de soluções criativas. Urgentemente.

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